Reuniões
Associados

NOVEMBRO

MUTIRÃO DE SAÚDE

A parceria, Lions Clube Universitário, Acadêmicos de Enfermagem da UNIT, Acadêmicos de Fisioterapia da FACAR, Acadêmicos de Enfermagem da Faculdade Pio X resultou na realização positiva do Mutirão de Saúde realizado na UBS Dr. Massoud Jalalli no Grande Rosa Elze.

O evento foi coordenado por uma equipe constituída por duas Enfermeiras e uma Fisioterapeuta (Lenilde, Tatiana e Mayara) profissionais que atuam na comunidade do Grande Rosa Elze onde foi realizado o Mutirão de Saúde viabilizando cerca de 400 atendimentos através de serviços como: exames de Glicemia, verificação de PA-Pressão Arterial, avaliação do IMC-Índice de Massa Corporal, atividade laboral, palestra de orientação sobre alimentação saudável, teste rápido para HIV, palestra de conscientização sobre “Novembro Azul”, etc.

Para a realização do Mutirão de Saúde (27/11) o Lions Clube Universitário contou com a participação de Leões do LCA João Bezerra e apoio de uma equipe formada por 22 estagiárias dos cursos Técnicos em Enfermagem, Fisioterapia e profissionais de saúde da UBS Dr. Massoud Jalalli.

 

PROJETO “PREVENÇÃO À AIDS”

Com o apoio da Coordenação Estadual de DST/AIDS Sergipe o Lions Clube Universitário distribuiu junto à comunidade universitária e do Grande Rosa Elze neste mês de novembro, aproximadamente oito mil unidades de preservativos masculino e feminino além sachês de lubrificantes, folder e cartazes sobre prevenção à AIDS e outras DST-Doenças sexualmente ativas.

 

 

PROJETO “LEIA E PASSE ADIANTE

Associados do Lions Clube Universitário realizaram a distribuição de 19 obras de Literatura e edições da Revista LION na Cidade Universitária Prof. José Olímpio de Campos. As obras distribuídas fazem parte do projeto “Leia e Passe Adiante”, programa de Atividade Cultural e Comunitária. A distribuição e feita de forma aleatória e gratuita em locais do no Campus da UFS-Universidade Federal de Sergipe. Nas obras distribuídas consta a solicitação para que quem a encontre repasse, após a leitura, para outro colega universitário. 

 

MEIO AMBIENTE

Leões e Voluntários do Lions Clube Universitário e conduziram o Grupo de Escoteiros Cruzeiro do Sul a visitar o Parque da Sementeira em Aracaju-SE. A ideia de levar os jovens visitarem ambientes naturais surgiu depois da a obra “A Última Criança na Floresta” que traz um relato de um adolescente de 14 anos que afirma: “Eu prefiro brincar dentro de casa porque é lá que estão todas as tomadas elétricas”.

Duas vezes por mês Leões, Chefes e Voluntários conduzem os jovens Escoteiros até ambientes naturais para que eles possam explorar cada canto do ambiente observando as formigas, as plantas e flores presentes no Meio Ambiente. Os Escoteiros também são orientados respeitar a conservação ambiental para não comprometer a biodiversidade local.

 

PROJETO “ATLETISMO

O Lions Clube Universitário inicia sua participação de apoio à Escolinha Campinense Futsal Clube formada por jovens na faixa etária de 9 a 14 anos de idade. O papel a ser desempenhado pelo Leões do clube será priorizar atividades que promovam o desenvolvimento de habilidades para a vida e prevenção ao uso de drogas nos atletas mirins.

  

 

PALESTRA NA VARZEA BAIXA

Leões e Voluntários do Lions Clube Universitário realizaram visita aos moradores da comunidade Várzea Baixa no município de São Cristóvão-SE e constataram as dificuldades vivenciadas as pelos moradores pela a falta de escola para seus filhos e um posto de saúde. A reunião aconteceu na sede da desativada Associação de Moradores Loteamento Santo Inácio, onde famílias vivem em condições sofríveis.

Durante o encontro o Lions Clube Universitário incentivou a formação de uma equipe de Voluntários locais que se comprometeram a realizar uma força tarefa para trabalhar pela melhoria das condições de vida da comunidade.

 

CORRIDA EM CUMBE

 

Atleta do Lions Clube Universitário participou (22/11) da CORRIDA RÚSTICA que aconteceu na cidade de Cumbe-SE. Esta é a segunda corrida do jovem atleta João Marcos Santos Ferreira onde ocupou o 5º lugar no pódio. O patrocinio do Clube tem como objetivo apoiar e incentivar novos atletas além de difundir o trabalho realizado pelo Distrito LA-3, através Lions Clube Universitário. 

 

PROJETO ALÍVIO À FOME

Famílias inscritas no projeto “Alívio à Fome” desenvolvido pelo Lions Clube Universitário desde sua fundação continuam sendo contempladas com a doação de pães para o café da manhã. Ao longo de todo o mês os Leões do “Universitário” fizeram cinco doações beneficiando em média 14 famílias cadastradas do projeto.

 

 

ATIVIDADE DE LEITURA

Durante todo o mês de novembro estudantes de cinco unidades de ensino participaram de Atividades de Leitura desenvolvidas por professores que fazem parte dos Núcleos de Voluntários do Lions Universitário.

Os Lions Clubs ao redor do mundo se organizam em projetos e atividades de serviço que ressaltam a importância da leitura. Nesta linha de raciocínio o Lions Clube Universitário, com o apoio de uma equipe eficiente de professores voluntários promove atividades de apoio à biblioteca, incentivo a troca de livro junto à comunidade estudantil das unidades de ensino parceiras do Lions Clube Universitário.

 

NÚCLEO DE VOLUNTÁRIOS DA VILA LEAL

Participantes do Núcleo de Voluntários de São Francisco do Brejão-MA realizaram uma Gincana Cultural durante a penúltima semana do mês de novembro envolvendo jovens estudantes da Escola Municipal São João Batista localizada no povoado conhecido como Vila Leal a 25 km da sede do Município.

Os Voluntários do Lions Universitário e professores locais decidiram pela realização da gincana cultural por considerarem que representa um momento lúdico onde é possível exercitar a cidadania através da competitividade, planejamento e espírito de equipe.

A GINCANA CULTURAL teve como tema A DIVERSIDADE RELIGIOSA COMO FORMAR DE AMAR O PRÓXIMO. Uma reflexão sobre os ataques terroristas na França.

 

 

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO RELIGIOSA

Após os ataques terroristas aos franceses realizados na França Leões, Voluntários e professores do Colégio Globo se reuniram para discutir e lançar a Campanha “SEJA JESUS POR UM DIA” com o objetivo de levar os jovens estudantes a refletir sobre o papel da Religião na nossa vida cotidiana.

 

A proposta da campanha é promover uma discussão sobre a importância da não violência e orientar jovens sobre como pensar religião e reforçando valores positivos. Essa idéia será levada a todas as unidades de ensino parceiras do clube.

 

NOTÍCIAS DOS NÚCLEOS DE VOLUNTÁRIO

Professores que atuam no Núcleo ee Voluntários do município de Estreito-MA orientados pelo Lions Clube Universitário desenvolveram junto aos seus alunos atividades como: Leitura, palestras educativas com orientação sobre a importância e cuidados com a visão e o Diabetes.

As atividades atenderam a proposta de Oportunidade para Jovens proposta por Lions Clubs Internacional e teve como objetivo proporcionar aos jovens estudantes da Escola Municipal Carlito Rodrigues localizada no Assentamento Progresso desenvolvimento para a vida juvenil e aprendizagem sócio-emocional. 

 

PROJETO “MÃES ADOLESCENTES”

O Lions Clube Universitário, através do projeto “Mães Adolescentes” fez, em novembro, doação de dois enxovais de bebês para jovens mães com idade inferior a 18 anos de idade cadastradas no projeto. Onze mães já foram contempladas e, até o final do ano leonístico 2015-2016 que se encerrará em junho de 2016 os Leões do clube entregarão mais nove enxovais para bebês de mamães adolescentes.

 

 

LIONS PARTICIPOU DE MEIA MARATONA

A VII Meia Maratona Caixa da República de Maceió-AL, contou a participação do atleta João Marcos Santos Ferreira, o Kako, atleta do Lions Clube Suíça Universitário, Distrito LA-3, Região “D”.

O evento esportivo foi realizado pelo governo de Alagoas reunindo mais de 800 competidores em Maceió, no domingo (15/11). O atleta do Lions Universitário subiu ao pódio ocupando a 3ª posição no rank masculino categoria 10 km.

 

PÃES PARA O CAFÉ DA MANHÃ

Dentro da proposta de distribuir alimentos para famílias cadastradas no projeto “Alívio à Fome”, o Lions Universitário fez neste domingo (08/11) a segunda distribuição de pães para o café da manhã de quatro famílias carentes inscritas no projeto.

No final do mês Leões e Voluntários somarão esforços para distribuir cestas básicas para as 25 famílias inscritas no projeto “Alívio à Fome”.

 

PREVENÇÃO AO DIABETES

O Lions Universitário com o apoio da Assessoria Distrital de Conscientização e Ação e Prol do Diabetes, mantém uma equipe formada por Leões e Voluntários que atua visitando domicílios na Favela Maria do Carmo II realizando exames de glicemia e verificação de PA-Pressão Arterial em pessoas com dificuldades de locomoção

As ações do Lions Universitário são desenvolvidas através do projeto “Prevenção ao Diabetes” fundamentado no alerta do Lions Clubs International enviado a todos os Leões, informando que há “Mais de 382 milhões de pessoas no mundo todo têm diabetes, e o número de pessoas com a doença está crescendo em todos os países.  O diabetes é uma causa importante de perda de visão, amputações, insuficiência renal, infarto, derrame e morte precoce. A Federação Internacional de Diabetes estima que, em 2035, haverá 592 milhões de pessoas vivendo com a doença”.

Diante dessa realidade o Lions Universitário apoia iniciativas direcionadas ao controle e tratamento do diabetes e de suas complicações; promove a conscientização, educação e prevenção do diabetes.

VIGOR DA EQUIPE DE VOLUNTÁRIOS

O Lions Universitário, através do seu quadro de Leões e Voluntários que atuam em nove Núcleos contemplaram 2.861 pessoas através de suas ações de serviço seguindo o princípio estabelecido por Lions Clubs International “Nós servimos as comunidades locais e ajudamos a proteger o planeta”. O Clube realizou ações de serviços e projetos em nove comunidades onde o Lions Universitário mantém Núcleos de Voluntários.

O Lions Universitário, clube cibernético é um dos 442 clubes universitários com mais de 7.500 associados em todo o mundo em faculdades na Alemanha, Bangladesh, Brasil, China, Equador, Etiópia, Índia, Indonésia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Mongólia, Nepal, Nigéria, Noruega, Paquistão, Peru, Filipinas, Portugal, Quênia, República Dominicana, Sri Lanka, Tailândia, Uganda, Estados Unidos, Venezuela e Zimbábue.

 

Instrução Leonística - Frequência

Os dicionários definem frequência como ato de frequentar amiúde qualquer ação, também como uma convivência.

Assim, pode considerar-se frequência como um ato de participar. Participar sim e não apenas frequentar, o que significa que não se deve ser mero espectador nas nossas reuniões, mas sim tomar parte ativa em tudo o que nas mesmas se desenvolver, criticando, dando sugestões, idéias, enfim, numa só palavra, "Participando".

Torna-se necessário que nas nossas reuniões se desenvolvam assuntos que mereçam análise dando ensejo a todos para exporem as suas idéias, principalmente aqueles considerados "novos", os quais poderão sentir que já são capazes de fazer tão bem ou melhor que qualquer "veterano".

O clube realiza-se pelas atividades que desenvolve na sua comunidade. É, pois, uma grande tarefa que todos devem tomar sobre si e não deixar tudo ou quase tudo para a direção ou até somente para o presidente. 

Portanto, a frequência deve ser um ponto importante na vida dos Lions Clubes. Se houver uma certa motivação nas nossas reuniões ou trabalhos, também da parte do Leão deve existir aquela dignidade em cumprir minimamente com esta obrigação para com o seu Lions Clube.

O Leão interessado, responsável, tem como mira cumprir bem o seu dever, o seu sagrado compromisso assumido ao ingressar no clube.

A frequência é uma das colunas mestras de sustentação do movimento leonístico; faz brotar a amizade desinteressada e sincera existente entre leões, fortalecendo o companheirismo, outra coluna granítica do leonísmo.

O Leão assíduo às reuniões está sempre voltado à prestação de serviço, norteado no sábio ideal de Melvin Jones: "SERVIR".

Serviço, Companheirismo e Frequência formam perfeitamente a trilogia do movimento Leonístico. 

E é com a nossa frequência que poderemos vencer o marasmo que porventura possa aparecer em nosso clube.

Sejamos assíduos, pois Unidos Servimos Melhor. 

 

16.02.2012 - 

DM Benedita Tereza Brisola - ("Teca")

 

PALAVRA DO PRESIDENTE

Dalai Lama no alto de sua humildade profetizava “O desejo de ir em direção ao outro, de se comunicar com ele, ajudá-lo de forma eficiente, faz nascer em nós uma imensa energia e uma grande alegria, sem nenhuma sensação de cansaço. ”

 

Leões e Voluntários do Lions Universitário demostraram mais uma vez que são incansáveis na vontade de servir. Com humildade e determinação conseguiram, em outubro, servir mais de 2.500 pessoas seguindo uma regra simples: Quando se trata de desafios, a resposta do Lions Universitário é simples: NÓS SERVIMOS.

 

Servir nos traz alento, alegria e felicidade de poder compartilhar conquistas. Fazemos parte do grupo dos pequenos clubes do Distrito LA-3 mas nem por isso deixamos de dar nossa singela contribuição. Podemos afirmar que formamos uma grande família com mais de 100 pessoas comprometidas com pessoas, que buscam no Lions um abrigo onde possam desfrutar do sonho de dias melhores.

 

O Lions Universitário é um dos 442 clubes universitários espalhados pelos vários cantos do planeta. Hoje contamos com o apoio de Núcleos de Voluntários que atuam em nome do clube em 5 cidades sergipanas e em outras 3 cidades em diferentes Estados brasileiros, e em 2 países, além de 11 voluntários que atuam nos EUA, na Espanha, na França, na Itália, todos acreditando que servir é pensar no outro.

 

CL Osman Freitas

Presidente LCA SUIÇA UNIVERSITÁRIO

Distrito LA-3 / Região D / Divisão D3

Ano Leonístico 2015-2016

 

 

 

OUTUBRO

COMPANHEIRISMO

O Lions Universitário realizou – 25/10 – no aprazível Sítio Pessoa seu IV Encontro de Companheirismo quando reuniu Leões, Voluntários, Colaboradores e Amigos do clube. Um momento de alegria e comida farta. Uma motivação para continuarmos trabalhando em favor do outro e manter viva a vontade de Servir.

 

ATIVIDADE DE LEITURA

Quatro unidades de ensino parceiras do Lions Universitário promoveram Atividades de Leitura através de roda de leitura, caixinha de leitura, contando de história, etc. para seus alunos. A ação de atividade de leitura tem como objetivo colocar a criança em contato com a literatura desde cedo para se beneficiar em diversos sentidos desenvolver a criatividade, a imaginação e sobretudo a ampliação do conhecimento e cultura.

O Lions Clube Universitário, com o apoio dos Núcleos de Voluntários promoveu atividades ressaltando a importância da leitura com participação de aproximadamente 350 crianças.

 

OUTUBRO ROSA

Dentro da proposta do 6º Mutirão Nacional dos Lions na Saúde, o Lions Universitário participou das atividades da campanha de conscientização de alertar mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, movimento conhecido mundialmente como “Outubro Rosa”.

O evento foi realizado no Posto de Saúde Dr. Massude Jalalli, no Grande Rosa Elze, com participação de Leões, Enfermeiras, estudantes do Curso de Técnica em Enfermagem da ESTÁCIO/FASE e FACCAR que se revezaram promovendo palestras, orientando o autoexame e distribuindo prótese mamária para mulheres mastectomizadas.

Mulheres com idades entre 40 e 69 anos foram atendidas gratuitamente pela equipe envolvida na campanha de prevenção do câncer de mama, um dos problemas de saúde que mais vitima mulheres no Brasil.

 

NÚCLEO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Voluntários do Núcleo de Vitória da Conquista-BA se uniu em ação de ajuda doando 100 kg de malha para jovem com deficiência visual, mãe de duas filhas, que trabalha na confecção e venda de tapetes para sustento da família 

 

PROJETO VISÃO

O projeto “Visão” se enquadra na proposta de Saúde e Bem-Estar preconizado pelo Lions Clubs international permitindo ao Lions Universitário promover ações como testes de Acuidade Visual e Daltonismo; distribuição de óculos; encaminhamentos para consultas oftalmológicas além de coleta de óculos usados, tendo como objetivo maior contribuir para a erradicação da cegueira evitável e reversível.

 

No decorrer do mês de outubro, que inclui o Dia Mundial da Visão no Lions, o Lions Clube Universitário uniu-se aos Leões do mundo inteiro para liderarem a luta contra a cegueira.

 

Em outubro Leões e Voluntários se mobilizaram para fazer a diferença nas comunidades realizando 666 procedimentos de saúde da visão tais como encaminhamentos para exames oftalmológicos, testes de Acuidade Visual, testes de Daltonismo, verificação de PA-Pressão Arterial, além de palestras e coleta de óculos usados para reciclagem. 

 

FESTIVAL DE MÚSICA

Lions Universitário em parceria com o Colégio Globo realizou um Festival de Música com interpretação dos de estudantes do Ensino Fundamental.

 

O vencedor do concurso foi o aluno João Vitor de Oliveira, 7 anos de idade do 2º ano do Ensino Fundamental – Menor.

 

 

LIONS UNIVERSITÁRIO E O 6º MUTIRÃO NACIONAL

No último dia 8 de outubro, o Lions Universitário marcou presença no 6º Mutirão Nacional dos Lions na Saúde realizando testes de Acuidade Visual, testes de Daltonismo, exames de Glicemia, verificação de PA-Pressão Arterial, avaliações do IMC-Índice Massa Corporal, além de outros serviços de saúde.

O Lions Universitário esteve presente em todas as edições. Este ano o clube conseguiu realizar apenas 927 procedimentos de saúde, graças a participação de vinte e três colaboradores dos Núcleos de Voluntários do clube.

 

 

IV PASSEIO CICLÍSTICO

Dentro do programa de Oportunidades de Prestação de Serviços Comunitários para Jovens o Lions Universitário e o Colégio Globo realizarm o IV Passeio Ciclístico “Dignidade. Harmonia. Humanidade”  como parte das comemorações da Semana da Criança.

 

O Passeio contou com a participação de 27 ciclistas que fizeram o percurso Rosa Elze X Praia da Atalaia, onde participaram de atividades recreativas.

 

A concentração aconteceu em frente ao Colégio Globo no Grande Rosa Elze de onde os ciclistas partiram. A primeira parada foi no Parque dos Cajueiros. Após um intervalo de descanço seguiram para a Praia da Atalaia onde participaram de atividades sócio recreativas.

 

O evento reforçou a importância do respeito às leis do trânsio além de estimular a convivência e o respeito às diferenças. 

 

LEÕES E VOLUNTÁRIOS UNIDOS CONTRA A CEGUEIRA

Neste mês de outubro o Lions Universitário se une aos Leões do mundo inteiro para liderarem a luta contra a cegueira.  Durante todo o mês projetos mobilizarão os sócios e voluntários do clube para que eles possam fazer a diferença em suas comunidades.

A meta do clube é realizar testes de Acuidade Visual, testes de Daltonismo, exames de vista, exames de glicemia além da distribuição de material de conscientização sobre a importância dos cuidados com a visão.

No contexto de nossa comemoração do centenário em 2017, os Leões e Voluntários estão motivados a ajudar na conquista do Desafio de Serviço do Centenário de servir 100 milhões de pessoas até dezembro de 2017.

Durante todo mês de outubro além dos associados do clube, voluntários de nove Núcleos se empenharão para promoção de ações que tiveram início no dia 4 de outubro e irão até o dia 10. O Lions Universitário através do seu projeto “Visão” tem como objetivo pensar em todos os grupos de pessoas que precisão de cuidados com os olhos, especialmente os mais vulneráveis ou os mais necessitados.

O Lions Universitário está incentivando crianças dos cinco Núcleos de Voluntários a participara de uma Competição de Fotografia com o tema: “Olho Cuidado paraTodos”. A foto vencedora será encaminhada à IAPB-International Agency for the Prevention of Blindness para participar da Competição Internacional promovida pela instituição.

 

NOVA PARCERIA

Acreditanto que a escola é o espaço de educação permanente através da qual se projeta a oficina do futuro, o Lions Universitário firmou parceria com a Escola Municipal Lauro Rocha de Andrade com o objetivo de interagir e integrar às ações pedagógicas ao mesmo tempo em que insere ações coordenadas pelo Lions Internacional que promovam a conscientização sobre a importância de atenção aos Jovens.

 

No primeiro dia do mês de outubro o Lions Universitário participou da AGENDA 21 realizando palestra sobre Gravidez na Adolescência para pais e alunos daquela unidade de ensino, que a partir de agora faz parte do grupo de escolas que merecem atenção dos Leões do Universitário.

 

PALESTRA SOBRE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Atendendo convite do Centro Espírita Pão & Luz o Lions Universitário realizou mais uma palestra sobre “Gravidez na Adolescência” para jovens e pais da comunidade Guajará.

 

A palestra abordou sobre as consequências para a saúde em razão de uma gravidez precoce responsável por conflitos interior, insegurança financeira e sobretudo dificuldade na educação do criança.

 

Outro ponto destacado na palestra foi a discussão sobre os valores éticos e morais atualmente desgastados. O palestrante chamou atenção para o excesso de informações e liberdade recebidas pelos jovens que os levam à banalização de assuntos como sexo.

 

MENSAGEM DO PRESIDENTE DO CLUBE

 

Nunca será demais afirmar que o LIONS UNIVERSITÁRIO se espelha no Skrea Lionet SE Lions Club da Suécia -  um clube moderno, atual - com voluntários que se estende desde a costa leste a Sul da Suécia, a oeste. A Internet mantém esses Leões distantes, mas permanentemente conectados.

Seguimos a filosofia do Skrea Lionet. Hoje LIONS UNIVERSITÁRIO conta com um grupo de pessoas incríveis. Pessoas com “DNA” de Leão. Pessoas que se realizam ajudando pessoas. Pessoas que que atuam em 3 cidades sergipanas; e 5 outras cidades brasileiras.   No exterior contamos com 11 Voluntários pontuais que tem como atividade principal difundir o LIONS e, consequentemente, o Distrito LA-3 junto a estudantes universitários, brasileiros ou não, em países como a França, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, Burkina Faso e Japão.

O LIONS UNIVERSITÁRIO se orgulha em dizer que a contribuição que dá ao Distrito LA-3 é fruto e mérito dos seus associados e de cada um dos seus abnegados Voluntários.

Cada Voluntário tem uma única missão: SOMAR. Por mínima que possa parecer a sua participação – se é que podemos pensar assim – somar é evoluir na DIGNIDADE e na HARMONIA fazendo o que de melhor os Leões sabem fazer: SERVIR!

Entendemos que SERVIR é somar forças; é revelar-se capaz de fazer a diferença. E, como bem disse nosso presidente internacional “Não somos uma associação que se baseia na mesmice. A mesma coisa não serve para todos”.

CL Osman Freitas

Presidente 2015-2015

LCA SUIÇA UNIVERSITÁRIO

Distrito LA-3 Região D / Divisão D3

 

SETEMBRO/2015

 

LEIA E PASSE ADIANTE

Durante o mês de setembro apenas 05 exemplares de obras de Literatura foram distribuídos no C

Durante o mês de setembro apenas 05 exemplares de obras de Literatura foram distribuídos no Campus da UFS-Universidade Federal de Sergipe. A greve que assola a UFS diminiu consideravelmente a frequência à Cidade Universitária Prof. José Olímpio de Campos. Ainda assim, os Leões do Lions Universitário “deixaram” em áreas mais frequentadas do Campus as seguintes obras: Oscar Wilde para inquietos, Cem anos de Solidão, A Montanha Mágica, Guerra e Paz, Miguel de Cervantes, livros doados ao projeto por voluntários e amigos do Lions Universitário.

 

ESCOTEIROS NO POVOADO RIBEIRA

No último dia 20 de setembro, jovens do Grupo de Escoteiros Cruzeiro do Sul participaram do passeio ecológico realizado no povoado da Ribeira localizado na região do rio Vaza-Barris. Leões, Chefes e Voluntários atuaram como cuidadores das crianças presentes ao passeio. Todo grupo participou ativamente da viagem recreativa à cachoeira da Ribeira e das pequenas quedas d`´aguas e poços para banhos.

 

ATIVIDADE DE LEITURA ALUNOS DO ESTREITO

O Núcleo de Voluntários no Assentamento Progresso no município de Estreito-MA realizou, em setembro, ações sócio recreativas envolvendo os alunos da Escola Municipal Progresso que acolhe cerca de 250 alunos filhos de trabalhadores rurais do assentamento.

Para o presidente do clube, o núcleo é uma alternativa ideal para mobilizar pequenos grupos de voluntários comprometidos em fazer a diferença na comunidade onde vivem. Cada Núcleo de Voluntários possui autonomia para realizar reuniões e promover seus próprios projetos devendo, contudo, trabalhar identificado com os princípios e propostas do Lions Universitário.

Sob a coordenação da Voluntária Neura Lopes os alunos estiveram envolvidos em ações como Atividades de Leitura, Feira de Ciência, palestra sobre importância da cidadania, além de atividades recreativas sempre voltadas para as habilidades para a vida juvenil e aprendizado social e emocional.

 

LEÕES REALIZAM MUTIRÃO DE SAÚDE

O Lions Universitário realizou o 3º Mutirão de Saúde em Itabaianinha SE. O projeto tem como objetivo levar à população-geral serviços de saúde como exame de Glicemia, testes de Acuidade Visual, teste de Daltonismo em crianças de 11 a 13 anos de idade, verificação de PA-Pressão Arterial, avaliação de IMC-Índice de Massa Corporal, exame de Circunferência Abdominal.

 

O Mutirão foi organizado pela equipe do Núcleo de Voluntários de Arauá coordenado pela Voluntária Josefa Elisângela que contou com a participação de quatro Leões, sendo dois do clube coirmão João Bezerra e doze Voluntários Pontuais. Durante o período de quatro horas de trabalho voluntário foram realizados 486 atendimentos.

 

A parceria firmada com a Farmácia Trindade resultou ainda na doação de kits para enxoval de bebê das adolescentes grávidas inscritas no projeto “Mães Adolescentes”.

 

 

RESUMO SEMANA DA DIGNIDADE DAS CRIANÇAS NO LIONS

Durante o período da Semana da Dignidade das Crianças o Lions Universitário promoveu 12 atividades contemplando 435 crianças. Leões e Voluntários pontuais se empenharam para realizar palestras, atividades de leitura, leitura de histórias infantis e outras atividades lúdico educativas com o intuito de beneficiar os membros mais vulneráveis da nossa comunidade e dar nossa pequena parcela de contribuição no cumprimento da meta do Desafio de Serviço do Centenário do Lions de servir 100 milhões de pessoas até 2017.

 

Durante o período de 30 de agosto a 5 de setembro além do seu corpo de associados, setenta e três Voluntários Pontuais estiveram envolvidos se tornando os verdadeiros responsáveis pelo sucesso do evento.

 

 

ATIVIDADES DE LEITURA COM DIGNIDADE

Alunos de tres das cinco unidades de ensino parceiras do Lions Universitário desenvolveram Atividades de Leitura durante a Semana da Dignidade das Crianças. Educadores/voluntários dedicaram um dia lendo histórias, realizando sessões de pintura, além de  disponibilizar  para os pais, livros infantís para serem lidos em casa.

 

Participar do Programa de Ação de Leitura levou aos professores e alunos a uma maior integrana ção e resignificação da harmonia entre alunos e escola. No total 328 crianças estiveram envolvidas nas atividades programadas para a Semana da Dignidade das Crianças.

 

 

SEMANA DA DIGNIDADE DAS CRIANÇAS

Registro do trabalho desenvolvido (30/08) na abertura da Semana da Dignidade das Crianças. Um momento de recontar histórias com o objetivo de trabalhar a formação das crianças levando-as a se tornarem criativas, críticas e capaz de tomar decisões.

 

A Voluntária/Educadora Edjane Lima Marinho fez a alegria das crianças criando um mundo de imaginação. A educadora soube utilizar a expressão corporal, imprimiu ritmo, gestos e principalmente a entonação da voz levando as crianças presentes ao delírio da imaginação a cada história contada.

 

Parabéns Professora Edjane Lima Marinho por levar as crianças a se envolverem pelo encantamento e fantasia, em nome da “Dignidade. Harmonia. Humanidade”

 

 

 

Reunião de Diretoria

A Diretoria do Lions Universitário discutiu e aprovou a proposta de trabalho para o mês de outubro/2015 mês em que o clube terá como compromisso de atividade extra concluir as ações da Semana da Dignidade das Crianças, envolver-se com a Campanha de Ação de Serviço Global de Compartilhamento da Visão e colaborar com o Mutirão Nacional de Saúde dos Lions Clubes no Brasil. Durante a reunião os diretores avaliaram o desempenho do clube no mês de agosto que será dado conhecimento a todos os Leões e Voluntários que atuam no Distrito LA-3.

 

O presidente distribuiu um resumo da pesquisa de satisfação aplicada a todos os associados e voluntários pontuais que atuam nos Núcleos de Voluntários. Durante o mês de agosto o clube realizou dez atividades administrativas e vinte e uma atividades de serviço voltadas para o atendimento a pessoas carentes.

 

Os membros da diretoria do clube também discutiram a necessidade de dar maior incentivo aos Núcleos de Voluntários para participarem do Programa de Ação e Leitura e divulgação do Concurso Sobre a Paz no Lions que neste ano leonístico de 2015-2016 tem como tema “Compartilhe a Paz”.

 

 

 

SEMANA DA DIGNIDADE DAS CRIANÇAS

A Voluntária/Educadora Maria Cleonilda Souza Pinheiro realizou Festival de “Pipas” com seus alunos na Escola Progresso no assentamento rural em Dom Elizeu-PA. 

 

RESUMO DO MÊS DE AGOSTO

Durante o mês de agosto o Lions Universitário desenvolveu 10 atividades administrativas e 21 atividades de serviço. Ao final do mês de agosto os associados do clube e Voluntários pontuais tinham dedicado 499 horas de trabalho voluntário realizando 2.503 procedimentos de atenção a pessoas.

Atualmente o Lions Universitário, por ser um clube Cibernético, trabalha com o apoio de 5 Núcleos de Voluntários em Sergipe e outros Estados brasileiros, além de contar com 11 Voluntários residentes no exterior que ajuda o clube a divulgar o trabalho do Distrito LA-3 junto a estudantes universitários nas cidades..

 

SAÚDE BUCAL

Dentro do programa da SEMANA DA DIGNIDADE DAS CRIANÇAS, o Lions Clube Universitário realizou (02/09) palestra sobre Saúde Bucal para alunos do Colégio Globo. A palestra foi proferida pela odontóloga Dra. Cíntia Paula, Voluntária Pontual do clube assessorada por uma equipe de profissionais da área de Educação Bucal.

O evento reuniu cerca de 35 crianças que após ouvirem atentamente as palavras de orientação e conselho da Dra. Cíntia Paula sobre tipo de escova ideal, importância do creme deltal, tempo para trocar a escova dental, dentre outros assuntos, passaram para a parte prática passando a  utilizar as técnicas de uma escovação correta tornando a escovação um momento de diversão e integração com professores.

 

 

LEÕES UNIVERSITÁRIO E O CARTAZ DA PAZ

A diretoria do Lions Clube Universitário encaminhou para a Governadoria do Distrito LA-3 o Calendário de Atividades no qual constam as ações que o clube pretende desenvolver ao longo do mês, com ênfase na divulgação do Concurso de Cartaz sobre a Paz cujo tema este ano será “Compartilhe a Paz”.

 

Nestes 25 anos milhões de crianças já participaram do concurso. Leões e Voluntários pontuais trabalharão para que crianças de 11 a 13 anos de idade possam participar. Os vencedores internacionais serão notificados até 1º de fevereiro. Um vencedor do grande prêmio internacional receberá US$ 5.000 e uma viagem para a cerimônia de premiação especial. Cada um dos 23 vencedores do prêmio de honra ao mérito receberá um prêmio em dinheiro no valor de US$ 500,00 e um certificado.

 

Alunos das cinco unidades que recebem apoio do Lions Universitário serão convidados a participar do Concurso de Cartaz sobre a Paz.

A vencedora do grande prêmio de 2014-2015 foi a estudante chinesa Wei Jin Qian, 13 anos de idade patrocinada pelo Lions Clube Dalian Gao E Fu.

 

VOLUNTÁRIOS PONTUAIS

O Lions Universitário mobiliza em média 40 voluntários/mês que atuam direta ou indiretamente nas atividades de serviço desenvolvidas pelo clube. A participação em projetos e trabalhos sociais representa uma oportunidade para ajudar pessoas e faz o diferencial na qualidade das ações realizadas.

 

Professores, estudantes, profissionais liberais estão engajados na proposta do SERVIR. Os voluntários pontuais vão se unindo e gerando uma nova realidade comungando o mesmo pensamento. Sabem que: “Quando se trata de aceitar desafios, a resposta do Lions é simples: Nós servimos. ”

 

PALAVRA DO PRESIDENTE

O mês de setembro prenuncia oportunidades para ampliarmos nossas ações transformadoras: a de levar a alegria aos outros através do servir, do sonhar, do acreditar. Crianças dos 2010 países com presença de Lions Clube serão chamados a pensar em algo essencial para a felicidade do Planeta: a Paz. Neste ano leonístico de 2015-2016, Leões que povoam o mundo do Servir divulgarão o Concurso Internacional do Cartaz sobre a Paz no Lions.

Convocamos os Leões e em especial os Voluntários Pontuais do Lions Clube Universitário a estimular crianças das escolas que recebem apoio do clube, a expressarem sua visão sobre a Paz. Vivemos o momento da “Harmonia. Dignidade. Humanidade”. Levar nossas crianças a “Compartilhar a Paz” será essencial para a alegria do mundo.

Estamos particularmente alegres em poder iniciar o mês de setembro contando com o apoio de dedicados Voluntários que trabalham para a promoção de ações na SEMANA DA DIGNIDADE DA CRIANÇA que se encerra no próximo dia 5. A nossa expectativa é contemplar 500 crianças com atividades de leitura, momentos de recreação e lazer, conscientização sobre cuidados com a saúde, atividade esportiva, etc.

Servir é caminho mais curto para plantar a felicidade entre os homens. Nosso líder Melvin Jones já profetizava quando disse: “Ninguém avança na vida se não começa a fazer alguma coisa pelo próximo! ”. Viver é sobretudo reconhecer-se na medida necessária do Servir, com “Harmonia. Dignidade. Humanidade”.

 

CL Osman Freitas

Presidente 2015-2016

LCA SUIÇA UNIVERSITÁRIO

Distrito LA-3 / D3

osmanfreitas@hotmail.com

 

AGOSTO/2015

CAMINHADA ECOLÓGICA

O LCA SUIÇA UNIVERSITÁRIO – Lions Universitário –  célula do Distrito LA-3 abriu Semana Mundial de Serviço do Lions realizando uma Caminhada Ecológica envolvendo crianças dos Grupos de Escoteiros Cruzeiro do Sul e Sergipe del Rey.

Leões, Voluntários e amigos do Lions Universitário participaram da Caminhada Ecológica, que teve um percurso de 2,34Km pela área rural do Povoado Ubaubá no Município de São Cristóvão-SE a 4ª cidade mais antiga do Brasil.

 

As atividades da Semana da Dignidade das Crianças se estenderão até o próximo dia 5 de setembro com participação de alunos das cinco unidades de ensino parceiras do clube.

 

Uma equipe constituída por aproximadamente 30 professores, que atuam Voluntários Pontuais do Lions Universitário desenvolverá atividades de leitura, lazer, etc. destinadas a iluminar o futuro das nossas crianças na busca da “Dignidade. Harmonia. Humanidade”.

 

As ações do LCA Suíça Universitário representam o esforço para ajudar a comunidade e nos ajudar a no cumprimento da meta do Desafio de Serviço do Centenário de servir 100 milhões de pessoas até 2017.

 

LEÕES DISTRIBUEM PRESERVATIVOS

Durante o mês de agosto o Lions Universitário em parceria com a Coordenação Estadual de DST/AIDS distribuiu 1400 preservativos masculinos e 100 preservativos femininos para a população-geral do Grande Rosa Elze.

 

O projeto “Prevenção à AIDS” tem como meta distribuir 120 mil unidades de preservativo neste ano leonístico 2015-2016. A principal forma de prevenção da AIDS é usar a camisinha em todas as relações sexuais e o preservativo masculino ou feminino.

Outras formas importantes de prevenção contra a AIDS são: Utilizar seringas e agulhas descartáveis; usar luvas para manipular feridas ou líquidos corporais; seguir o tratamento da AIDS durante a gravidez para evitar a contaminação do bebê; e não amamentar o bebê em caso de AIDS.

 

II PASSEIO CICLÍSTICO

 

O Lions Universitário realizou, dia 23 de agosto, o II Passeio Ciclístico da “Dignidade. Harmonia. Humanidade” com participação dos alunos do Colégio Globo. O evento faz parte da proposta de Lions Internacional de Engajamento de Jovens cujo objetivo é dar aos jovens as habilidades necessárias para terem sucesso profissional e em suas vidas particulares.

 

Engajados nessa proposta, Leões, ex-Leões e Voluntários Pontuais do clube trabalham para ajudar os jovens a aprender e aceitar responsabilidades, comunicar-se eficazmente, estabelecer metas e, sobretudo, resistir à pressão ao uso de drogas.

 

O II Passeio Ciclístico da “Dignidade. Harmonia. Humanidade” teve como roteiro: Colégio Globo, no Grande Rosa Elze até a Praia da Ataliaia onde durante toda a manhã de domingo aconteceu atividades de lazer, de onde retornaram ao ponto de partida. 

 

LIONS ENTREGA CERTIFICADOS

O presidente do Lions Universitário fez entrega de Certificado aos jovens que participaram do I Passeio Ciclístico “Harmonia. Dignidade. Humanidade” realizado no último dia 26 de julho com participação dos jovens do Grupo de Escoteiros Cruzeiro do Sul. 

 

SEXUALIDADE NA ADOLESCENCIA

O Lions Clube Universitário com o apoio Leões e Chefes do Grupo de Escoteiros promoveu palestra sobre “Sexualidade na Adolescencia” para o Grupo de Escoteiros Curzeiro do Sul tendo o objetivo de minimizar as inquietações relacionadas ao sexo, tema que já ocupa as mentes dos jovens atuais.

 

 

 

FEIRA DE MATEMÁTICA

Com o apoio de Voluntários Pontuais, o Lions Universitário promoveu uma Feira de Matemática no Colégio Globo, dentro do programa de Oportunidade para Jovens incentivado por Lions Clubs International.  

 

PROJETO VISÃO

O Lions Clube Universitário por meio de esforços de seus associados e voluntários pontuais estão trabalhando para melhorar a visão e prevenir a cegueira, a exemplo do que faz os Leões espalhados pelo mundo.

Neste mês de agosto já foram realizados: Testes de Acuidade Visual para 47 pessoas, testes de Daltonismo para 11 crianças na faixa etária de 8 a 13 anos e exames oftalmológicos para 43 pessoas.

Sobre Lions

Há quase 100 anos cerca de 1,5 milhões de sócios do Lions Internacional trabalham em projetos que buscam prevenir a cegueira, restaurar a visão e aprimorar a saúde oftalmológica e atendimento oftalmológico de milhões de pessoas por todo o mundo. Leões atuam como voluntários em projetos de visão que já:

  • Salvaram a visão de mais de 15 milhões de crianças ao oferecer exames de visão, óculos e outros tratamentos por meio do projeto Visão para Crianças.
  • Estabeleceram ou fortaleceram centros pediátricos de atendimento oftalmológico, ajudando mais de 120 milhões de crianças.
  • Ajudaram a erradicar a disseminação do tracoma na Etiópia ao fornecer 10 milhões de doses de azitromicina, medicamento que salva a visão, por ano.
  • Preveniram a perda grave da visão de mais de 30 milhões de pessoas no mundo inteiro.
  • Aprimoraram o atendimento oftalmológico para 100 milhões de pessoas ao oferecer treinamentos para mais de 650.000 profissionais oftalmológicos e construir 315 hospitais especializados.
  • Forneceram mais de 147 milhões de tratamentos de oncocercose.
  • Proporcionaram quase 8 milhões de cirurgias de catarata.

 

SEMANA DA DIGNIDADE DAS CRIANÇAS

Atendendo o convite do Lions Clube Universitário, vinte uma pessoa já se inscreveu para participar da Semana da Dignidade das Crianças, através das ações que serão definidas pelo clube no próximo dia 15 de agosto.

 

Professores da Escola Municipal Carlito Rodrigues, no Assentamento Progresso no município de Estreito – MA estão inscritos para participar, junto com os associados do clube, da Semana Mundial de Serviço do Lions destinada a iluminar o futuro das nossas crianças. Este evento internacional foi criado para beneficiar os membros mais vulneráveis da nossa comunidade e ajudar o LIONS a cumprir a meta do Desafio de Serviço do Centenário de servir 100 milhões de pessoas.

 

O Lions Universitário recebeu solicitação de quatorze pessoas além dos sete professores, para atuar como voluntários pontuais durante a Semana da Dignidade das Crianças que acontecerá no período de 30 de agosto a 5 de setembro.

 

No próximo dia 15 de agosto a diretoria do Lions Clube Universitário apresentará uma lista de sugestões, na sua página no Facebook, para que cada grupo de voluntários possa se decidir pela melhor opção para suas comunidades.

 

SAIBA MAIS SOBRE LIONS CIBERNÉTICO

O Lions Clube Aracaju Suíça Universitário  - Cibernético - é um dos 442 Lions Clubes Universitários com 7.585 associados em todo o mundo em faculdades localizadas na Alemanha, Bangladesh, Brasil, China, Equador, Etiópia, Índia, Indonésia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Mongólia, Nepal, Nigéria, Noruega, Paquistão, Peru, Filipinas, Portugal, Quênia, República Dominicana, Sri Lanka, Tailândia, Uganda, Estados Unidos, Venezuela e Zimbábue.

O Lions Clube Aracaju Suíça Universitário segue o exemplo do Skrea Lionet SE Lions Club da Suécia, com os membros que se estende desde a costa leste a Sul da Suécia, a oeste, a Internet mantém esses Leões distantes permanentemente conectados.

O Lions Clube Aracaju Suíça Universitário conta hoje com uma rede de Núcleos de Voluntários, com um total de 49 colaboradores, que atuam sob orientação e incentivo do Lions Universitário estando espalhados por várias cidades brasileiras e outros 11 Voluntários que vivem no exterior tendo como proposta de trabalho difundir as ações do Distrito LA-3 junto a estudantes universitários.

Um Lions Clube cibernético, que se reúne primordialmente via Internet e trabalha on-line, oferece diversos benefícios:

  • Agilidade nas decisões
  • Redução dos custos da organização (reuniões, correspondência e cotas)
  • Aumento da participação nas reuniões
  • Mais praticidade para os sócios
  • Máxima flexibilidade de planejamento
  • Capacidade de formar clubes verdadeiramente internacionais, com sócios de todo o mundo trabalhando juntos para fazer diferença

FONTE: http://www.lionsclubs.org/PO/becoming-a-lion/starting-a-new-club/cyber-lions-club-text.php

 

 

LEÕES REALIZARAM MUTIRÃO DE SAÚDE

O Lions Clube Universitário realizou nesta quinta, 06 de agosto, um Mutirão de Saúde no Colégio Globo contemplando alunos e população-geral do Bairro Rosa Elze, município de São Cristóvão SE, 4ª cidade mais antiga do Brasil.

Durante a realização do Mutirão foram oferecidos testes de Glicemia, testes Acuidade Visual, testes de Daltonismo, avaliações de PA-Pressão Arterial. Na oportunidade foram abertas inscrições para o projeto “Mães adolescentes”.

Uma equipe coordenada pela Voluntária/Enfermeira Lenilde Vieira Souza, constituída de Leões, professores e Voluntários Pontuais estagiários do Curso de Técnico em Enfermagem da Faculdade Pio X atuou no período das 8 às 11 horas quando foi contabilizado 230 procedimentos de saúde.

CRÉDITOS: LENILDE VIEIRA SOUZA, GABRIEL SILVA DE SOUZA, ROGÉRIO PEREIRA DE SOUZA, RUTE LIMA SANTOS, ANTONIO MARTINS DE OLIVEIRA, CRISLAYNNE LOPES, LUCIANO ALVES DOS SANTOS

 

DIRETORIA APROVA AÇÕES PARA SETEMBRO

A Diretoria do Lions Universitário realizou sua segunda reunião de Diretoria do ano leonístico 2015-2016 discutindo e aprovando inicialmente a proposta de trabalho para o próximo mês de setembro, quando o clube inicia a divulgação do Concurso de Cartaz sobre a Paz. A expetativa para este ano é que alunos de escolas onde funcionam Núcleos de Voluntários participem desse evento internacional.

Todos os anos, os Lions clubes do mundo inteiro patrocinam o Concurso Internacional do Cartaz sobre a Paz do Lions em escolas e grupos de jovens. Este concurso de arte para crianças estimula jovens do mundo todo a expressarem sua visão sobre a paz. Ao longo de mais de 25 anos, milhões de crianças de quase 100 países participaram do concurso.

O tema do Concurso de Cartaz sobre a Paz de 2015-16 é “Compartilhe a Paz”. Podem participar estudantes de 11, 12 ou 13 anos até 15 de novembro.

 

 

HABILIDADES PARA A VIDA

O Lions Universitário promoveu palestra para o Grupo de Escoteiros Cruzeiro do Sul sobre “Habilidades para a Vida”. O ciclo de palestras oferecido aos jovens Escoteiros tem como propósito ensinar aos jovens as habilidades necessárias para terem sucesso como profissional e em suas vidas particulares.

Ao falar aos Escoteiros presentes o presidente do Clube CL Osman Freitas abordou quatro temas 1) como aprender a aceitar responsabilidades; 2) como comunicar-se eficazmente; 3) como estabelecer metas; 4) como tomar decisões responsáveis e como resistir à pressão ao uso de drogas ou álcool.

Ao final da palestra os Escoteiros ouviram sobre a importância do Lions para a sociedade do futuro, lembrando que todas as conquistas só poderão acontecer se valorizarmos a "Dignidade. Harmonia. Humanidade”

 

INSTRUÇÃO LEONÍSTICA

Autoridade ou Dirigente Leonístico?

CL Ireneo Valdir dos Santos *

É uma questão atual, que se torna imprescindível, urgente em se definir, posto que diariamente vemos Companheiros dirigindo-se a outros, usando tratamento para "Autoridade Leonística", quando não existe no Leonismo tal figura, no meu entender e da forma como é apresentada.

Autoridade é uma palavra que vem do Latim "auctoritate", que significa àquele investido de tal, o direito ou poder de se fazer obedecer, de dar ordens, de tomar decisões, de agir. Aquele que tem tal direito ou poder. Poder atribuído a alguém; domínio: autoridade paterna.

Já dirigente é uma palavra que vem do Latim "dirigere", é a figura daquele que ou quem dirige, diretor. Que dá direção; administra; gere; governa: dirige uma empresa; dirige um país. Dá orientação; comanda, superintende; conduz; encaminha; orienta.

O movimento leonístico é composto de pessoas que despendem seu tempo, ideias, e mesmo atos, em favor à coletividade frequentemente menos assistida, inserta sua direção no lema "We Serve" - Nós Servimos.

Todos são Companheiros, não havendo qualquer distinção entre um ou outro nem, muito menos, submissão e hoje, graças ao esclarecimento intelectual, nem mesmo com Companheiras, já que a distinção de sexo é apenas um atributo físico, detalhe, não se admitindo o sexismo em sociedade moderna.

Companheiros são cidadãos que acompanham um ao outro, seja no meio social ou familiar, não havendo sujeição, dominação de um em relação ao outro.

Dentro do movimento leonístico, a fim de se manter organizado, ordenado, como qualquer outra entidade, necessário é o estabelecimento de um critério diretivo, isto é, que dirige.

Tal desiderato é a outorga de mandato, pelos membros da associação, anualmente atualizada, para cargos específicos, que comporão dirigentes para manter a entidade com uma organização padronizada, conservando a direção dos propósitos a que foi criada.

Assim, os tratamentos devidos, legais, socialmente corretos, realizados em conversas, discursos, apresentações ou qualquer outro ato com Companheiro ou Companheira que esteja numa função diretiva é de "dirigente leonístico" e não "autoridade leonística", já que não há qualquer subordinação necessária, por ter sido estabelecido alguma ordem de dependência de inferior a superior, ou do que é dominado ao que domina. Não há dependência, dominação, subjugação ou sujeição.

Os dirigentes que saem dos seus cargos voltam à condição de Companheiros normais de Clube a que pertencem, voltam à sua base, sendo deferidos a eles a honorabilidade de ex-dirigentes, merecimento pelo esforço ampliado na função diretiva - EDG (PDG), EDI (PID), etc. Mas, repetimos, sem qualquer subordinação ou sujeição que lhes dê o poder de "autoridade", sem qualquer demérito, não desmerecendo as funções ou cargos dos que estão dirigentes.

Frequentemente vemos Companheiros que se retraem, se irritam, reclamam ao ouvirem em discursos, apresentações, etc., a nomeação de outro Companheiro como a "autoridade" Fulano.

É uma expressão que não agrada, porquanto quem a usa quer distinguir e assim privilegiar, diferenciando, discriminando, outro Companheiro, usando uma expressão, a meu ver, errada, data vênia.

No máximo, a um dirigente ou ex-dirigente leonístico, que tenha reconhecidamente um saber elevado nas causas leonísticas, poderia, após o tratamento específico de ex-dirigente, dizer que se trata de uma autoridade em tal assunto (leonístico), mas não como "autoridade" no sentido de poder, de mando, como usualmente acontece. ... Autoridade Fulano.

É mais socialmente correto utilizar a expressão "dirigente leonístico", para não ferir susceptibilidade, não melindrar Companheiros, pois ninguém é sujeito ou dominado no Movimento Leonístico.

* CL Ireneo Valdir dos Santos
Lions Clube de Porto Belo - Costa Esmeraldas
Presidente AL 2007/2008
E-mail: ivsok@terra.com.br

 

 

PALAVRA DO PRESIDENTE*

Agosto é o mês de novas preocupações e atitudes para engajar jovens, reconhecer o empenho que tiveram os ex-presidentes dos clubes de Lions espalhados pelos 210 países e regiões geográficas.

O Lions Universitário trabalha na ampliação de Núcleos de Voluntários e promoção de ações que honrem o pensamento do nosso fundador Melvin Jones: “ Ninguém avança na vida se não começa a fazer alguma coisa pelo próximo. ”

Nosso olhar está focado no futuro, para enxergarmos as oportunidades do presente pelo caminho da dignidade e respeito aos demais Companheiros. É missão lembrar que o futuro está no próximo piscar de olhos, no pensar em fazer a diferença em nossa comunidade. Nunca é demais lembrar que a nossa comunidade é o Mundo.

Não podemos esquecer que somos vendedores de esperança. Onde existir um Leão haverá mudança. O Lions Universitário é um clube privilegiado por contar com uma rede de voluntários que representa uma via para solidariedade. Com eles foi possível realizar em julho, 2.762 contatos e dedicar ao Distrito LA-3 um total de 330 horas de trabalho voluntário, através de 28 ações de Atividades de Serviço.

O Lions Universitário comunga com o pensamento do CL Paul Baker - moderador e Consultor de Extensão para abertura de clubes universitários, que na 97a Convenção Internacional em Toronto, Canadá, afirmou categoricamente: “precisamos de clubes universitários como parte da família leonística”.

Acreditamos que a função de um clube de Lions Universitário é formar novos líderes. Nossa preocupação é fazer com que nossos atuais Leões e Voluntários aprendam, no dia-a-dia, o sentido de pertencerem às suas comunidades e que isso lhes dá condições para fazer a diferença.

O que nos motiva é perceber que os poucos Leões permanecem otimista quanto ao futuro e, aqueles que saíram da Jaula demonstram disposição para criar novas condições e motivar o clube nos momentos difíceis que certamente virão.

Por todas essas razões é que acreditamos na superação através da “Dignidade. Harmonia. Humanidade"

Leonisticamente

 

*CL Osman Freitas

Presidente 2015-2016

LCA Suíça Universitário

Distrito LA-3 / Divisão ”D”-3

 

Lema do Presidente para 2015-16: Dignidade. Harmonia. Humanidade

O presidente internacional, Dr. Jitsuhiro Yamada, está encorajando os Leões do mundo inteiro a levarem dignidade a outras pessoas por meio de serviços. Descubra como você pode ajudar a levar dignidade e harmonia à humanidade hoje mesmo!

 

UNIVERSITÁRIOS E NERUDA

Exemplares de escritores como Pablo Neruda, Millôr Fernandes, Monty Roberts, dentre outros foram distribuídos na Cidade Universitária Prof. José Olímpio de Campos, pelo Projeto “Leia e Passe Adiante” que tem como meta neste ano leonístico 2015-2016 distribuir 500 livros de obras literárias junto à comunidade estudantil universitária. Neste mês de julho foram distribuídas apenas nove obras literárias.

 

PASSEIO CICLÍSTICO

O Lions Universitário, em parceria com o Grupo dê Escoteiros Cruzeiro do Sul, realizou no último domingo, 26 de julho, o 1º Passeio Ciclístico da “Dignidade. Harmonia. Humanidade” tendo como ponto de partida o Colégio Judite Oliveira na Rua João Batista Machado, no Orlando Dantas seguiu pela Av. Prefeito Heráclito Guimarães Rolemberg; no Viaduto Dia os ciclistas seguiram pela  a Av. Tranquedo Neves, Av. Oviedo Teixeira, Av. Jornalista Santos Santana até o Parque das Sementeiras onde aconteceu a primeira parada seguindo pela Av. Beira Mar passando na Treze de Julho indo em direção ao Memorial Zé Peixe. Da Av. General Cardoso Calazans chegaram até o vão da Ponte Construtor João Alves (Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros, retornando após participação de algumas atividades lúdico-educativas.

 

PALESTRAS EDUCATIVAS

Durante o mês de julho, Leões e Voluntários do Lions Universitário realizaram palestras sócio educativas para os jovens do Grupo de Escoteiros Cruzeiro do Sul, coordenado pelo Chefe Alisson.

Todas as palestras realizadas tiveram como objetivo contribuir para um maior desenvolvimento de habilidades para a vida. Durante os encontros foram utilizados dinâmicas de grupo como forma de incentivo e observação da aprendizagem social com foco na conscientização sobre o não uso de drogas.

 

Projeto “Prevenção à AIDS”

Com o apoio da Coordenação Estadual de DST/AIDS, Leões e Voluntários, distribuíram gratuitamente aproximadamente 3 mil preservativos masculinos junto à comunidade universitária e população-geral que transita no entorno da Cidade Universitária Prof. José Olímpio de Campos.

Também foram distribuídos 100 preservativos femininos. A distribuição é feita através dos três pontos fixos de distribuição (copiadoras dentro e fora da UFS) onde há uma concentração maior de estudantes.

 

REVISTA LION É LIDA POR UNIVERSITÁRIOS

O Lions Universitário apresentou aos Leões, Voluntários e estudantes universitários a Revista LION que está disponível on-line em inglês e outras versões.

A secretária do Clube convidou a todos através das redes sociais a curtir o exemplar de julho através do link: http://www.lionsclubs.org/PO/news-and-events/lion-magazine/index.php

 

EXAMES DE VISTA NO COLÉGIO GLOBO

Vinte e cinco pais e alunos do Colégio Globo, instituição que recebe apoio do Lions Universitário realizaram exames de vista no último dia 21 de julho,  como parte da proposta do Projeto “Visão” (Saúde e Bem-Estar) que tem como objetivo contribuir junto aos Leões do Planeta, para a erradicação da cegueira evitável e reversível.

SOBRE O LIONS

Há quase 100 anos, os Leões servem suas comunidades com dedicação e contribuem para o desenvolvimento e bem-estar de milhões de pessoas no mundo todo. No contexto de nossa comemoração do centenário, os Leões e Voluntários do LIONS UNIVERSITÁRIO estão motivados para ajudar na conquista do Desafio de Serviço do Centenário de servir 100 milhões de pessoas até dezembro de 2017, por meio da participação em Campanhas de Ação para Serviços Globais

 

NOMINATA

A diretoria do LCA Suíça Universitário encaminhou a toda a Diretoria da Governadoria do Distrito LA-3 a NOMINATA 2015-2016 com informações sobre metas, objetivo e propostas de ação para o ano leonístico em vigor.

 

LEÕES PREPARAM-SE PARA O NATAL

Em reunião de trabalho realizada dia 18 de julho, o Lions Universitário reuniu-se com o Diretor do Colégio Globo e Voluntários para definir a programação da Festa Natalina que será oferecida aos 120 alunos daquele estabelecimento, bem como de outras quatro escolas que recebem apoio dos Leões do Universitário. 

 

LEÕES REALIZAM EXAMES DE DIABETES

Uma equipe de Voluntários do clube constituída por profissionais da área da Saúde realizou visitas domiciliares no Grande Rosa Elze com o objetivo de realizar exames de HGT (Diabetes), verificação de PA-Pressão Arterial em pessoas que apresentem alguma dificuldade de locomoção. Aproximadamente 200 pessoas foram beneficiadas.

 

CONVITE

O Lions Universitário convite através das redes sociais convidando professores, universitários, profissionais a participarem da Semana da Dignidade da Criança, que acontecerá de 30 de agosto a 5 de setembro. Na mensagem o clube diz: “Não importa aonde você esteja. Somos um clube Cibernético”.

O presidente do Clube espera poder sensibilizar centenas de Voluntários que serão orientados e estimulados a fazer a diferença onde quer que esteja. Como clube cibernético o Lions Universitário espera poder contar com apoio de voluntários de Norte a Sul e Leste Oeste do Brasil, a exemplo do que faz o Skrea Lionet SE Lions Clube da Suécia que conta com sócios espalhados desde a parte sul da Suécia até o leste e oeste do país, tendo a internet sua grande aliada superando as distâncias e mantendo seus sócios conectados.

 

O clube faz o apelo para as pessoas se juntem aos Leões do mundo inteiro durante a Semana Mundial de Serviço do Lions destinada a iluminar o futuro das nossas crianças. Este evento internacional foi criado para beneficiar os membros mais vulneráveis da nossa comunidade e nos ajudar a cumprir a meta do Desafio de Serviço do Centenário de servir 100 milhões de pessoas.

 

UNIVERSITÁRIO APRESENTA PLANO DE ATIVIDADES

O Lions Universitário encaminhou ao governador do Distrito LA-3, a versão preliminar do Calendário de Atividades para o ano leonístico 2015-2016 com detalhamento das ações a serem desenvolvidas até o mês de junho de 2016 pelos Leões e Voluntários do clube.

 

 

EXAMES DE VISTA NO COLÉGIO GLOBO

 

Vinte e cinco pessoas pais e alunos do Colégio Globo, instituição que recebe apoio do Lions Universitário realizaram exames de vista, como parte do Projeto “Visão” (Saúde e Bem-Estar) que tem como objetivo maior contribuir para a erradicação da cegueira evitável e reversível.

SOBRE O LIONS

Há quase 100 anos, os Leões servem suas comunidades com dedicação e contribuem para o desenvolvimento e bem-estar de milhões de pessoas no mundo todo. No contexto de nossa comemoração do centenário, os Leões e Voluntários do LIONS UNIVERSITÁRIO estão motivados para ajudar na conquista do Desafio de Serviço do Centenário de servir 100 milhões de pessoas até dezembro de 2017, por meio da participação em Campanhas de Ação para Serviços Globais

 

LEÕES DÃO ATENÇÃO A ADOLESCENTES GESTANTES

(foto meramente ilustrativa)

O Lions Universitário iniciou, dia 17 de julho, no Bairro Rosa Maria o processo de cadastramento de adolescentes grávidas que vivem em situação de carência, para que sejam atendidas através do projeto “Mães Adolescentes” a partir do próximo mês de setembro.

 

Para essas “meninas” gestantes, o clube dará atenção através da doação de produtos de uso do bebê. Uma vez por mês as futuras mamães participarão de encontro de orientação e cuidados com a saúde pós-parto.

 

LEÕES E ESCOTEIROS PLANTAM ÁRVORES

O Lions Universitário realizou, em parceria com o Grupo de Escoteiros Cruzeiro do Sul, o plantio de 50 novas mudas de árvores, como parte da proposta de trabalho do projeto “Meio Ambiente” que espera plantar neste ano leonístico 400 novas mudas de árvores nativas, com oo apoio dos cinco Núcleos de Voluntários que trabalham em sintonia com meta de Lions Internacional, sempre atento aos princípios de “Dignidade. Harmonia. Humanidade" pregado pelo CL Dr. Yamada Jitsuhiro, Presidente de Lions Clubs Internacional.

 

LEÕES DOAM ALIMENTOS

Leões e Voluntários do Lions Universitário visitaram -  na última sexta-feira, 17 de julho - vinte famílias carentes no Grande Rosa Elze para a entrega de pães. Ação é resultado do apoio da Panificadora Deli.Jardins que viabilizou a doação de 65 pacotes com pão integral.

 

A expectativa do presidente do clube é aumentar de vinte para trinta o número de famílias, com duas doações mensais de pães, como forma de contribuição para melhoraria na qualidade de alimentação de cerca de 300 pessoas que vivem em situação de carência alimentar.

 

 

REUNIÃO COM PROFESSORES

O Lions Universitário recebe apoio de professores que atuarão no Colégio Globo neste segudo semestre letivo. O objetivo é ampliar o volume de ações do clube na proposta de criar novas oportunidade para jovens. 

 

A palestra serviu para sensibilizar os participantes frente à necessidade de ampliação das ações do  Programa de Serviços para Crianças do Lions, proposto por Lions Internacional. Cada professor atuará como Volntário Pontual do Clube, somando-se aos outros 59 já existentes.

 

Ao tomarem conhecimento da existência dos 442 Lions Clubes Universitários que atuam com cerca de 7.600 associados, os novos Voluntários se comprometeram desenvolver atividades tão logo retornem às aulas. O presidente do clube esclareceu sobre o papel de Lions Internacional junto às comunidades dos 206 países onde mantém Clubes de Lions. Enfatizou também o trabalho a que se propõe o Distrito LA-3 neste ano leonístico 2015-2016, ano que antecede às comemorações do Centenário de Lions Clubs International.

 

 

 

DIRETORIA APROVA PROPOSTA DE TRABALHO

Sob a presidência do CL Osman Freitas o Lions Universitário fez a sua primeira reunião de Diretoria do ano leonístico 2015-2016 enfatizando a importância do clube se envolver de forma positiva na proposta de trabalho do presidente internacional do Lions que prega a importância da participação de todos os Leões do planeta se dedicarem de forma consciente na conquista do Desafio de Serviço do Centenário de servir 100 milhões de pessoas até dezembro de 2017.

O Lions Universitário participará da Campanha de Ação de Serviços Globais trabalhando em ações de engajamento de jovens, promovendo exames de visão, distribuindo alimentos para famílias carentes e promovendo a conscientização sobre a importância do Meio Ambiente com o apoio de dezenas de Voluntários que colaboram com o clube.              

Durante a reunião os associados do clube aprovaram a proposta de trabalho para o mês de agosto.

 

LIONS UNIVERSITÁRIO NO CENTENÁRIO

O Lions Universitário comunga o Desafio de Serviço do Centenário de Lions Internacional que tem como meta beneficiar 100 milhões de pessoas no seu aniversário desenvolvendo atividades junto aos Escoteiros e Bandeirantes de Aracaju além de promover atividades de leitura para alunos de cinco unidades de ensino parceiras do clube.

 

Há quase 100 anos, os Leões servem suas comunidades com dedicação e contribuem para o desenvolvimento e bem-estar de milhões de pessoas no mundo todo. No contexto de nossa comemoração do centenário em 2017, os Leões são incentivados a ajudar na conquista do Desafio de Serviço do Centenário de servir 100 milhões de pessoas até dezembro de 2017, por meio da participação em Campanhas de Ação para Serviços Globais. (Fonte: http://www.lionsclubs.org

 

FELICITAÇÕES

Os Leões e Voluntários do LCA Suíça Universitário Suíça Universitário parabenizam o Governador do LA-3 CL Iroito Leó pelo compromisso que assume em promover a “Dignidade. Harmonia. Humanidade", elementos indispensáveis para a promoção da comunidade leonística.

 

 

VAMOS SERVIR

LIONS UNIVERSITÁRIO. UM CLUBE CIBERNÉTICO

O Lions Universitário mantém Leões e Voluntários e várias cidades brasileiras e no exterior, seguindo o exemplo do Skrea Lionet SE Lions Clube da Suécia que conta com sócios espalhados desde a a parte sul da Suécia até o leste e oeste do país, tendo a internet sua grande aliada superando as distâncias e mantendo seus sócios conectados.

 

 

Em sendo também um clube Cibernético, o LCA Suíça Universitário se permite contar com o apoio de Núcleos de Voluntários que atuam em suas comunidades em harmonia com a proposta de trabalho do clube.

 

O Lions Universitário junta-se ao presidente internacional Dr. Jitsuhiro Yamada e aos Leões do mundo inteiro para levar dignidade e esperança e dignidade por meio do serviço prestado pelos Leões e voluntários.

Durante o ano leonístico 2014-2015, os mais de 1,4 milhões de sócios de Lions trabalharam para "Promover o orgulho de ser Leão". Neste de 2015-2016 – iniciado dia 1º de julho - a família leonina está focada nos pilares: “Dignidade. Harmonia. Humanidade”.

 

O Lions Universitário é um clube cibernético. Faça parte da nossa equipe de Voluntários. Não importa onde você esteja. 

 

LIONS UNIVERSITÁRIO. UM CLUBE CIBERNÉTICO

O Lions Universitário mantém Leões e Voluntários e várias cidades brasileiras e no exterior, seguindo o exemplo do Skrea Lionet SE Lions Clube da Suécia que conta com sócios espalhados desde a a parte sul da Suécia até o leste e oeste do país, tendo a internet sua grande aliada superando as distâncias e mantendo seus sócios conectados.

 

Em sendo também um clube Cibernético, o LCA Suíça Universitário se permite contar com o apoio de Núcleos de Voluntários que atuam em suas comunidades em harmonia com a proposta de trabalho do clube.

 

CONHEÇA O PRESIDENTE DO LIONS INTERNACIONAL PARA O ANO LEONÍSTICO 2015-2016

Dr. Yamada Jitsuhiro 国際 会長 , .

 

Estas palavras em japonês significa "Tenho a honra de servir como presidente internacional".

 

1 .Isso significa "Estou ansioso para um ano de grande serviço."

 

Então, como Lions no Japão dizem "Nós Servimos"? Bem, é "Nós Servimos." O nosso lema não é traduzido. Lions em todo o mundo orgulhosamente proclamar "Nós Servimos". A universalidade do nosso lema ressalta que, apesar de diferenças linguísticas e culturais que os Leões compartilham um objetivo comum. E embora eu sou o presidente internacional 99, cada um dos meus antecessores terem tido as suas próprias prioridades e abordagens, ex-presidentes internacionais compartilharam um compromisso comum de serviço.

 

Então eu espero que o meu ano como presidente é como qualquer outro como Lions continuar a servir com enorme entusiasmo e impacto. No entanto, eu também espero fazer uma diferença na forma como servimos. Meu tema é que traz a dignidade a outros através do serviço humanitário. Isso é algo que tem sido inerente ao serviço do Lions desde Melvin Jones reuniram pela primeira vez Lions juntos. Mas por intencionalmente com foco em meu tema e mantê-lo na vanguarda podemos ter a certeza de manter e até melhorar o nosso compromisso com o serviço.

 

Como médico, tenho sido sempre dedicada a cura e para fazê-lo durante o tratamento de pacientes de forma digna. Um bom médico não só trata a doença, mas presta atenção aos interesses das pessoas, suas preocupações, as suas lutas. Se você tivesse me perguntado depois de muitos anos como um médico se eu tratava toda a pessoa, eu teria dito: "Claro". Mas levou uma doença grave para me a reavaliar a minha abordagem como um médico. Da mesma forma, como Lions Estamos dedicados ao serviço, mas a reavaliar a nossa abordagem e incidindo sobre a dignidade dos outros em tudo o que fazemos vai levar o nosso serviço a um novo nível.

 

Peço a cada um de vocês neste ano especialmente para trazer dignidade para as crianças. Através de um projeto ou programa que eu lhe pedir para fazer suas vidas melhores. Trabalhando em conjunto, 1,4 milhão de Leões podem ajudar a próxima geração de prosperar e garantir uma boa saúde, encontrar oportunidades e alcançar a felicidade.

 

Dr. Yamada Jitsuhiro

Lions Clubs Internacional Presidente

 

O MUNDO É FEITO DE DESAFIOS

O ano leonístico 2015-2016 se apresenta como mais um desafio. Nada surpreendente para Leões que ao longo da existência do LCA Suíça Universitário – LIONS UNIVERSITÁRIO, um clube cibernético, -  outra coisa não fez senão vencê-los, inspirados na frase do filósofo Sócrates: “uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida. “

 

O ano leonístico 2015-2016 se apresenta como um bom ano para começar novos desafios e querer sempre o melhor do melhor para podermos alcançar aquilo que desejamos: SERVIR. Através dos esforços de Leões e Voluntários espalhados em algumas cidades o LIONS UNIVERSITÁRIO tem como meta desafiar as impossibilidades, sempre pensando no bem-estar de pessoas carentes que recorrerem ao clube em busca de soluções.

O ano leonístico 2015-2016 servirá para nos debruçarmos sobre as ideias do líder Martin Luther King:  “A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio. ”

O ano leonístico 2015-2016 não servirá de pretexto para que o LIONS UNIVERSITÁRIO sirva de exemplo. Contudo, esperamos servir de lição aos que sofrem com a falta de esperança gerando bloqueios para as atitudes: “Dignidade. Harmonia. Humanidade"

*.  CL Osman Freitas

Presidente 2015-2016

LCA Suíça Universitário

Distrito LA-3

Notícias de Lions Clubs International
Connect with Us Online
Twitter