Reuniões

A Instrução Leonística

Em reunião de Lions, a Instrução Leonística reveste-se de fundamental importância por ter a finalidade de transmitir conhecimentos e de orientar sobre o Movimento Leonístico. É a busca do saber acerca da filosofia e das normas do Movimento da Associação Internacional de Lions Clubes.

É a forma mais objetiva e eficiente que se encontrou para transmitir a doutrina de Melvin Jones e para fazer com que ela se aprofunde no âmago desse Movimento Internacional.

Tem por objetivo fazer com que os associados de um clube sejam instados à prática do serviço desinteressado, à defesa dos interesses comunitários, ao incentivo aos princípios do bom governo, da boa cidadania, à união dos clubes pelos laços de amizade, bom companheirismo e compreensão recíproca, bem como ao fomento de um espírito de compreensão entre os povos da terra.

Pelos benefícios advindos para a prática do leonismo, ela deve ser adotada em todas as reuniões de um clube, de forma paulatina, pois é sabido que a apreensão do conhecimento não ocorre da noite para o dia, de relance.

Segundo Paulo Freire: "Aprender, não é um ato findo. É um exercício constante de renovação".

Para Abigail Adams, trata-se de um processo, quando afirma que: "O aprendizado não é conquistado acidentalmente. Ele deve ser perseguido com ardor e tratado co diligência", corroborando outro autor que declarou que "aprender é um processo que se inicia quando se nasce e só termina quando se morre".

O PDG 1974/75, CL Arnaldo Setti, de saudosa memória, externou muito claramente o seu pensamento sobre o que vem a ser "Instrução Leonística" quando, no prólogo da Coletânea elaborada pelo CL Walteno Marques da Silva, em abril de 2002, sob o título "Instrução Leonística, Conhecendo e Melhorando", disse":

"Na expressão instrução concentra-se o cerne do objetivo que se procura alcançar.

Instrução é educação cultural. Pode o homem palmilhar pelos incontáveis caminhos do saber e em todos, procurando seu alicerce, irá encontrar a instrução.

Sejam, quais forem as áreas do conhecimento humano, este só será adquirido por intermédio da instrução. Quanto mais o homem se instruir mais vai ampliar seu conhecimento, mais vai avançar em sua educação cultural.

O conhecimento é o domínio teórico ou prático de um assunto, seja ele qual for, inclusive, obviamente o Conhecimento Leonístico".

Dada a sua importância, a Instrução Leonística não pode ser tratada de qualquer maneira, sem preparação cuidadosa, a começar pela escolha do tema a ser abordado, que deve ser importante, oportuno e adequado para a platéia ouvinte, cuja finalidade pode ser de natureza informática ou motivacional. Deve, enfim, tratar de tema relevante, mediante escolha e ministrado conforme planejamento elaborado no início de gestão, para ser desenvolvido durante o Ano Leonístico.

Outro ponto benéfico da Instrução Leonística é que ela é útil não só para os ouvintes, mas, também, para a pessoa que a escreveu e que fará a sua apresentação, tal como bem se manifestou.

Cora Coralina ao refletir sobre a correlação entre o saber e a sua transferência: "Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".

Para cumprir realmente a sua finalidade, ela não deve ser proferida em forma de discurso, mas sim através de explanação sucinta voltada para todos, de maneira concisa, sem divagação, fantasia ou devaneio. Deve ser bem apresentada, de forma audível, de modo a despertar a atenção e o interesse de todos os ouvintes.

Por consideração e respeito ao palestrante e para facilitar o cumprimento de sua missão, deve-se ouvir a Instrução Leonística com a mesma atenção com que se desejará que façam os ouvintes quando for apresentar a sua.

É a maneira mais apropriada e cortês de se proceder, pois sendo assim, o palestrante, por um lado, terá mais entusiasmo para transmitir os seus conhecimentos e a platéia, de outro, absorverá melhor o conteúdo apresentado.

 

Como envolver os Lions Clubes nos processos decisórios da comunidade

Um assunto de grande relevância, porém queremos abordá-lo de forma simples a fim de que possamos atingir o principal objetivo: pelo entendimento do "Envolvimento do seu Lions Clube nos processos decisórios da comunidade". Como isso será possível? Muito simples, participar ativamente das organizações de controle social. E quais são estas organizações?

As Organizações de Controle Social são os Conselhos, criados por força legal e previsto em Leis Ordinárias nos três níveis da federação: Nacional, Estadual e Municipal.

Como se constituem esses Conselhos e quais são seus objetivos? Os Conselhos existem para controlar, acompanhar, avaliar e auditar as verbas destinadas para os programas sociais do Poder Executivo e também quando são repassados para as entidades não governamentais. São constituídos por cidadãos da comunidade, voluntários, eleitos em processo democrático pelo voto que pode ser aberto ou secreto para exercer seus mandatos com total isenção.

Os candidatos ao cargo de Conselheiros devem estar ligados às diversas organizações sociais devidamente reconhecidas por lei. Os Conselhos são formados por paridades entre: Trabalhadores, Usuários, Prestadores e Gestores, este último exercido e indicado pelo Poder Executivo e na sua estrutura organizacional são formadas Comissões para analisar os projetos enviados pelo Poder Executivo e/ou outras Organizações Sociais não governamentais que pleiteiem recursos públicos.

Os programas e projetos destinados principalmente às ações sociais do Executivo devem ser analisados e discutidos pelas Comissões que constituem os Conselhos, podendo ser emendado, aprovado ou até mesmo reprovado e/ou rejeitados se estes entenderem que há dúvidas ou impedimentos legais para que os recursos sejam aplicados nas propostas enviadas pelo proponente, desta forma dando transparência nas ações e melhor gerenciamento do dinheiro público.

Cabe aos Conselhos deferir ou indeferir registros de Organizações Sociais não governamentais de acordo com a legislação pertinente e quando estas obtêm seus registros possam pleitear recursos públicos, apresentando projetos e firmando convênios com o Poder Executivo os quais serão fiscalizados pelos Conselhos durante sua execução e prestação de contas.

Anualmente as Organizações registradas nos Conselhos requerem Atestado de Funcionamentocabendo ao Conselho pelo seu deferimento ou não, podendo culminar em cassação definitiva do registro quando houver comprovadamente dolo ou má fé na aplicação das verbas públicas recebidas e desvios de finalidades.

Os Conselhos hoje legalmente constituídos em nosso País são: de Assistência Social do Idoso, da Criança e Adolescente, do Turismo, da Cultura, do Meio Ambiente, da Saúde, da Juventude, das Mulheres, dos Povos Indígenas, Tradicionais e Quilombolas, das Pessoas portadoras de Deficiência e de Necessidades Especiais, do GLTBs, das Cidades, do CONDRAF, dos Direitos Humanos, da Economia Solidária, da Educação, do Trabalho, Emprego e Renda, da Agricultura e Reforma Agrária. Alguns desses poderão ser inexistentes em suas localidades, mas estão constituídos a nível Nacional prestando assessoramento na construção das políticas públicas do Governo Federal focadas para o desenvolvimento nacional como um todo.

Diante desse cenário tão importante, podemos observar a real importância desses Conselhos na vida de todos nós, pois os recursos públicos que movimentam a máquina governamental são resultados de impostos que todos pagam, portanto é dever cidadão zelar e velar pelo nosso patrimônio.

Portanto, cada CCLL poderá ser um elemento chave na composição desses Conselhos, atuando de forma positiva a fim prestar um relevante serviço à sua comunidade elevando ainda mais o espírito da solidariedade, pois cada centavo controlado e bem aplicado haverá um cidadão comendo mais, com melhor saúde, com mais dignidade e assim estaremos ajudando desinteressadamente aos nossos semelhantes por que simplesmente "Nós Servimos".

Habilitem-se CCLL, procurem um desses Conselhos e sejam partícipes da construção de uma sociedade mais humana e mais justa.

 

Lions Clubs International é a maior organização de clubes de serviço do mundo, com mais de 1,4 milhão de associados em aproximadamente 46.000 clubes localizados em mais de 200 países e áreas geográficas.

Notícias de Lions Clubs International
Connect with Us Online
Twitter