Reuniões

 

A História da Fundação do Lions Clube de Porciúncula

No início do ano de 1975 os companheiros do Lions Clube de Tombos sonhavam expandir os ideais de lions clube com a fundação de um clube de serviço em seu município vizinho, a nossa Porciúncula. Com tal intuito os CCLL José Campos, mais conhecido como Kitu, Reni, Dr. Paulo Fernando, Dr. Tadeu e Aires membros do Lions Clube de Tombos buscaram em nosso Município possíveis altruístas que tivessem o perfil de um Leão. E foi em uma conversa com Dr. Francisco Parente, Manoel Lages, Jairo, Jethro, Ailton Telles e Dr. Ery que o sonho começou a tomar forma, acendendo a chama do Servir em nosso Município.

Em março de 1975, num domingo, na sede do sindicato rural de Porciúncula (que na época tinha como presidente o Sr. Ló Brum), foi realizada a primeira reunião para transformar o sonho em realidade. O entusiasmo do CL Kitu foi tão contagiante que o Dr. Parente e o Lages de imediato incorporaram os ideais Leonísticos. A ideia foi disseminada. E um trabalho minucioso de recrutamento foi iniciado. Chegando ao final com 30 entusiastas.

Com o auxílio do clube padrinho, Tombos, o grupo aspirante a clube tomou conhecimento do que era Lions Clube, do que era ser leão, de como poderiam fazer a diferença se estivessem em um grupo organizado, interligado com outros em outras cidades unidos por um único propósito, SERVIR.

Em abril do mesmo ano, ano Leonístico em que o Governador do Distrito era Henrique C. Miguel do LC Vitoria, um grupo de cinco porciunculenses foi ao LC Pádua, na ocasião em que o clube visitado recebia sua carta constitutiva. Lá perceberam que o sonho era possível, viram no LC Pádua uma espécie de clube inspirador.

A partir daí vários encontros foram realizados e não foram apenas os futuros leões que se dedicaram a aprender os ideais de Lions não. A DM Nanzira não poupou esforços em apresentar o mundo de Lions clube às esposas dos entusiastas porciunculenses. Já que naquela época não era permitido o ingresso de mulheres como companheira leão.

E em 17 de junho de 1975 foi oficialmente fundado o Lions Clube de Porciúncula, sendo o CL Jairo de Oliveira Duarte e a DM Luzia Guedes o primeiro casal presidente.  Em 23 de setembro do mesmo ano o novo clube recebeu, em cerimônia, no fórum da cidade, sua carta constitutiva. Era o sonho realizado, com uma belíssima assembleia festiva na sede social do Clube de Caça e Pesca.

A partir daí, teve início oficialmente as atividades leonísticas no Município, com uma grande campanha em prol da Associação Hospital realizada no centro da cidade, onde hoje é o prédio da Caixa Econômica Federal.

Em dezembro de 2000 o Lions juntamente com o Rotary foram agraciados com um espaço para construção de suas sedes. Em 2001, teve início a construção de um galpão para abrigar as duas organizações. E hoje, lá existe uma sede praticamente pronta com aproximadamente 600m². Onde a população porciunculenses pode realizar seus eventos e encontros.

Nesses 41 anos de existência o LC Porciúncula manteve ativas campanhas e atividades, como visita a Casa da Criança, visita ao Lar dos Velhos, Projeto Vida e Cegonha, Serviços em pro da visão e Preservação do Meio Ambiente, atividades especiais como a Ação Global da Saúde, Educação no Transito, combate ao mosquito aedes aegypti e outras.

O LC Porciúncula no decorrer de sua história teve 41 presidentes, sendo a Cal. Eliene Bitencourt sua atual presidente. O Lions esteve e está presente em diversos Conselhos Municipais como Saúde, Promoção Social, Educação, CMDCA e outros.

Mais foi no AL 2010/2011 que o LC Porciúncula viu concretizar um sonho que aqueles entusiastas no passado sequer ousaram sonhar. Uma Cal. porciunculenses assumir o maior posto no Distrito Leonístico, o de governador. Quem diria que alguém saído de Porciúncula chegaria ao posto ocupado por Henrique C. Miguel do LC Vitoria lá em 1975. Pois bem, ela chegou lá, a Cal. Zuraide de Figueiredo Guedes representou com garra e determinação o povo porciunculenses, com o lema “Motivar com alegria e companheirismo” e levou o nome do LC Porciúncula a Austrália, continente onde foi empossada como governadora do Distrito LC-11.

Por CaL Daniela Barros e CaL PDG Zuraide Guedes

 

Lions Clubs International é a maior organização de clubes de serviço do mundo, com mais de 1,4 milhão de associados em aproximadamente 46.000 clubes localizados em mais de 200 países e áreas geográficas.

Notícias de Lions Clubs International
Connect with Us Online
Twitter