Reuniões

 

ASSOCIAÇÃO DOS CEGOS DE JUIZ DE FORA

 

A “Associação dos Cegos em Juiz de Fora” foi criada por um deficiente visual, Sr. LUIZ DE FREITAS e sua esposa. Residentes no Rio de Janeiro, vieram à nossa cidade com a intenção de fundar uma “Associação” para prestar assistência ao cego idoso e carente. Contou com o apoio de um grupo de pessoas de boa vontade e de renome na sociedade juizforana. Surgia então a ASSOCIAÇÃO DOS CEGOS EM JUIZ DE FORA.

Em 05/10/1939, foi eleita a primeira Diretoria, que passou a considerar esta data como a de fundação da Entidade.

Vencendo dificuldades financeiras, a primeira diretoria da Associação adquiriu uma pequena casa, em um ponto privilegiado da cidade, até hoje sede da Entidade. Depois de inúmeras alterações e aquisições de terrenos vizinhos, a casa foi ampliada, constituindo um patrimônio formado por dois prédios, um com quatro e o outro com seis andares, além de uma área de lazer. Com a ampliação da casa, foi ampliada também a assistência aos cegos, sendo admitidos deficientes de todas as faixas etárias.

 

Sede antiga

 

 

 

 

 

 

 


Até meados de 1955 a Associação foi dirigida pelas irmãs de Caridade da Conferência São Vicente de Paulo. Neste ano, o Lions Clube Juiz de Fora – Centro entra na história da entidade através de seu representante, Sr. João Theodósio Araújo, recém ingressado no movimento, que veio a ser Presidente da Diretoria Executiva durante 32 anos.



 
Joaninho, em sua sala na Associação dos Cegos

 


Em 1991, o atual prédio de seis andares foi inaugurado. Os diversos departamentos que promovem a assistência e a inclusão dos deficientes funcionam nas dependências desse prédio. Neste mesmo ano a Entidade foi transformada em Fundação, recebendo o nome do então presidente João Theodósio Araújo.

 



Atual sede da Associação dos Cegos

 

Aos 86 anos de idade, o Sr. Araújo deixa a presidência da Associação, para se dedicar a sua esposa Cyrene Baccara Araújo.

Em 23 de dezembro de 2002, toma posse uma nova diretoria, e assume a presidência o Companheiro Leão Lucas Diniz Chaves. Os ensinamentos e exemplos de Helen Keller, foram tomados como base para a nova Diretoria.

Assim, a meta é não só manter, como aumentar em quantidade e, principalmente, em qualidade, os serviços descritos nos Departamentos que a entidade mantém destinados às pessoas privadas do dom de enxergar.

O trabalho de Prevenção da Cegueira, tão importante quanto a assistência ao deficiente, também recebeu destaque.




 
O atual presidente, Companheiro Leão Lucas Diniz Chaves



A missão da ASSOCIAÇÃO DOS CEGOS EM JUIZ DE FORA é promover a INCLUSÃO DO CEGO resgatando-lhe o direito à cidadania e oferecendo-lhe condições para qualificação educacional e profissional com vistas à inserção no mercado de trabalho, ainda que informal. E a PRESERVAÇÃO DA VISTA. Com atuação na área da Oftalmologia clínica e cirúrgica, buscar parcerias com a finalidade de promover qualidade, constante aprimoramento, eficiência e eficácia nos atendimentos para a preservação da vista e a prevenção da cegueira.
 

Graças à colaboração de contribuintes leais, podemos afirmar que “EM JUIZ DEFORA CEGO NÃO PEDE ESMOLA”, slogan que acompanhou a história e a evolução da Associação dos Cegos durante todos esses anos.

 

 

ESCOLA MUNICIPAL LIONS CENTRO

 

A Escola Municipal Lions Centro recebeu este nome em homenagem ao Clube de Serviços Lions Clube Juiz de Fora Centro, que colaborou para a implantação da escola primitiva. Foi criada pelo Decreto nº 934 de 25 de agosto de 1969 e está localizada na região conhecida como bairro Graminha. Após dezessete anos de funcionamento no prédio construído pelo Lions Clube Juiz de Fora Centro, foi inaugurada a escola nova, construída pela Prefeitura de Juiz de Fora, no dia 28 de Setembro de 1986, na Administração 1983/1988. A partir de 1991 é considerada escola urbana, mas permanecendo com suas características de escola rural.

 

 

 

 

Notícias de Lions Clubs International
Connect with Us Online
Twitter